sábado, 28 de janeiro de 2012

Características do obreiro eficiente


Primeiramente este estudo tem como objetivo propor a ajudar os obreiros da Igreja de Deus a serem eficientes e cumprirem com qualidade seu serviço, tanto para Deus quanto para a liderança da igreja e os membros da nossa comunidade.

Biblicamente falando a primeira vez que aparece o conceito de diácono ou obreiro no Novo Testamento é no livro de Atos 6:2,3   por causa de uma necessidade de servir às mesas os apóstolos escolheram sete homens dentre os discípulos com características peculiares. Para começar nosso estudo vejamos quais eram;

  • No verso 3, eles começaram a caracterizar as pessoas que deveriam ficar responsáveis pela função de servir as mesas e auxiliar os apóstolos em suas necessidades. Eles deviam ter três qualidades:
  • Qualidade moral e ética;
  • Qualidade espiritual;
  • Qualidade intelectual.

Isto pode ser comprovado pelo próprio texto.

1.      Bom testemunho; o obreiro deve ser alguém que tenha um bom testemunho diante de Deus e dos homens, para não haver brechas usadas pelo o inimigo e que venham a  gerar escândalo e confusão. Também deve ter um bom testemunho dentro de sua casa, esposo (a) e filhos.
2.      Cheios do Espírito Santo; o obreiro para ser eficiente no seu serviço deve estar continuamente cheio do Espírito, pois só assim estará sensível para escutar a voz de Deus e ser por Ele direcionado. Também porque essa é a única forma a qual poderá ministrar as outras pessoas, orar por cura, profetizar, trazer um conselho da parte de Deus par os aflitos etc. Essa plenitude é alcançada pela oração, leitura e estudo da palavra, louvor e ações de graças a Deus em nome de Jesus.
3.      Sabedoria; o obreiro deve ter sabedoria das experiências humanas e a que vem de Deus, e estas devem ser aprovadas por sua boa conduta e não só por palavras. Pois a sabedoria de Deus é primeiramente pura, pacifica, amável, compreensiva, misericordiosa, imparcial, sincera e cheia de bons frutos. Tiago 3:17,18.

Um ponto de reflexão

O obreiro precisa saber que o seu caráter é de suma importância no cumprimento de seu oficio. Muitos têm se enganado por medirem seus ministérios pela manifestação de dons espirituais, esquecendo de edificarem um caráter de excelência.

Os dons espirituais são muito importantes, mas não forjam o caráter excelente, porém o caráter (frutos do Espírito) é fundamental pra o desenvolvimento dos dons, ele é formado através de uma intima relação com Deus e obediência a liderança da igreja. Temos sempre que lembrar da dura exortação de Cristo em Mateus 7:21 - 23.

Princípios propostos a ajudar na função de obreiro

  • O obreiro deve ter a consciência que ele esta na igreja para servir e não para ser servido. Nosso maior exemplo é Cristo. Mateus 20:25-28 – Filipenses 2:5-7. Jo 13:1-17.
  • O serviço aos santos é exercido por uma equipe, não é o show de uma única pessoa. Efésios 4:16.
  • O obreiro deve também servir com seus dízimos, ofertas e votos, servindo de modelo aos demais. Lucas assim agia com Paulo.
    • O obreiro deve entender as diferentes responsabilidades e ser obediente, aos líderes, como pastores e evangelistas... Hebreus 13:7,17.
  • O obreiro deve ser maduro para suportar a repreensão quando necessário, pois muitos acabam sendo muito sensíveis e se ofendem facilmente com a liderança e se afastam.
  • O obreiro não deve expor as fraquezas de sua liderança, mas ao contrario orar por eles. Hebreus 5:1, 2.
  • Ele deve ser flexível no serviço, isto é esta preparado e disposto para toda a obra, desde lavar os banheiros da jgreja até ser usado no púlpito se necessario e requisitado.
  • O obreiro não pode possuir um ânimo dobre, sim – não, não – sim, deve ter uma só palavra, sim – sim ou não – não, pois quem assim não procede é frívolo e não se pode contar com ele em relação às responsabilidades da casa do Senhor. I Timoteo 3: 8 – Tiago 1:5 -8.
  • Deve servir com um coração humilde e sem egoísmo, considerando os outros maiores do que a si mesmos. Romanos 12;10 – Filipenses 2:3,4 – Atos 20:35.
  • O obreiro deve ter um coração resoluto para que possa cumprir com a responsabilidade que lhe foi dada.
  • Deve esta em unidade com a liderança e os demais obreiros, isso trará força aos propósitos da igreja. I Corintios 1:10  Filipenses 2:2Salmos 133:1 – 3.
  • O obreiro deve saber o limite de sua função para respeitar a função do outro. Mas isso não quer dizer que ele só possa fazer uma coisa, ao contrario isso é para que ele não venha a atropelar a responsabilidade que não é sua. Porém deve esta disposta para o que for necessario. Romanos 12:3-8.
  • Cumpre ao obreiro não ser fofoqueiro, murmurador, rebelde e nem iracundo, mas sim manso, moderado e alegre no servir,
  • Ele deve acrescentar a sua fé, as sete qualidades na prática de sua função, para servir com excelência;
Deve acrescentar a sua fé no servir a virtude, a virtude o conhecimento, o conhecimento o domínio próprio, o domino próprio a perseverança, a perseverança a piedade, a piedade a fraternidade e a fraternidade o amor. II Pedro 1: 5 – 11.
·         O obreiro tem por obrigação ser um excelente manejador da palavra de Deus, isto é conhecer com profundidade a sã doutrina bíblica, para não sucumbir a heresias e poder alertar a quem esta sendo enganado. Efésios 4:14 – Timoteo 2:15; 3:16 – Atos 17:11.
·         Obreiro que não tem profundidade na palavra e compromisso superficial estará exposto a ser roubado pelo diabo. Mateus 13:18,19.



Relação obreiro – líder

O obreiro deve ter claro em sua mente que o sucesso de seu trabalho passa pelo tipo de relacionamento que ele mantem com os lideres de sua igreja. Essa relação vertical deve ser de respeito, confiança, comunicação, fidelidade e sinceridade, pois só dessa forma haverá crescimento e reconhecimento da parte dos lideres. Numa palavra, Deus honra a quem honra os que Ele colocou em posição de liderança. I Corintios 12:28.

Exemplo disto é a vida dos discípulos de Cristo, que ao obedecerem e honrarem o filho de Deus foram honrados depois pelo Pai. Também temos no Antigo Testamento alguns exemplos preciosos sobre líderes e servos.

Moisés (líder) e Josué (servo)


Podemos aprender muito sobre serviço examinando a vida de homens de Deus como Moisés e Josué.
  1. Josué obedecia a Moisés e era vitorioso nas batalhas. Êxodo 17a:10 Fez josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque;
  2. Josué sempre acompanhava seu líder em suas experiências com Deus. Êxodo 24:13 Levantou-se Moisés com josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus (...)
  3. Josué por sua fidelidade a Moisés participava das experiências Espirituais de seu líder no lugar de intimidade com Deus. Êxodo 33:11 Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.
  4. Tem zelo pelo ministério de seu líder. Números 11:28 josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.
  5. A fidelidade e obediência de Josué a liderança de Moisés fez com que ele se tornasse o herdeiro da unção e autoridade que estava em Moisés. Números 27:18-20, Disse o SENHOR a Moisés: Toma josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos (...)
  6. Josué se tornou um grande líder em Israel, pois só quem um dia serviu com fidelidade e submissão pode vir a ser um líder de sucesso.

Elias (líder) e Eliseu (servo)

  1. Elias grande profeta em Israel no tempo do reinado de Acabe, quando estava próximo de cumprir seu ministério O Senhor lhe mandou ungir Eliseu para ser seu sucessor. 1 Reis 19:16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
  2. Eliseu sacrificou seu modo de viver em prol da causa de Elias e sua visão. Reis 19:21 Voltou eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. 
  3. Devemos ter sempre em mente que há um preço a pagar no servir. Jesus já havia nos exortado em Lucas 14:25-33. Foi exatamente o que Eliseu fez nessa passagem, deliberou em seu coração em deixar para trás sua velha vida e começar uma nova.
  4. Eliseu foi fiel a Elias até o fim, perseverando em segui-lo. 2 Reis 2:2 Disse Elias a eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel.
  5. Como consequencia de seu serviço de obediencia e perseverança herdou a porção dobrada da unção de Elias. 2 Reis 2:9 Havendo eles passado, Elias disse a eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.

Outros exemplos
Eli e Samuel
Saul e Davi

Repentinamente leva muito tempo
É importante acentuar o tempo que esses homens serviram para depois se tornarem lideres;
  • Josué serviu Moisés por 40 anos;
  • Eliseu serviu Elias por aproximadamente 13 anos;
  • Samuel serviu a Eli 10 anos;
  • Davi serviu a Saul uns 10 anos.
  • Os discipulos serviram a Cristo por 3 anos.
Percebemos que há um tempo entre o chamado e o comissionamento, o qual devemos respeitar. Tudo isso dependerá primeiro da vontade e plano de Deus, segundo de nossa cooperação com Ele e nossa liderança.


Força e honra no nome de Jesus para a gloria de Deus!!!!

Presb: José Alves de O

Nenhum comentário:

Postar um comentário